Terapias Ayurvédicas

Abhyanga
Massagem que utiliza óleo medicado aquecido no corpo e na face. Nela, os pontos enérgicos – marmas – são trabalhados, com o intuito de desbloqueio e revitalização da energia. Efeitos principais: grande sensação de bem-estar e relaxamento, com efeitos positivos sobre o corpo e a mente; nutrição dos tecidos do corpo (dhatus); ativação da circulação atuando sobre o plasma; fortalecimento imunológico e maior flexibilidade das articulações.

Swedana
Uso da sauna de vapor aquecido, do pescoço para baixo, com ervas ou óleos essenciais.
Efeitos principais: ajuda a eliminar as toxinas; abre os poros, limpando e tratando a pele.
Geralmente usada após o Abhyanga ou outra massagem ayurvédica.

Shirodhara
Fluxo contínuo de óleo medicado aquecido, ou produtos do leite, sobre a região da testa.
“Shiro” significa cabeça e “dhara”, fluxo contínuo, daí o nome da técnica. Efeitos principais: relaxamento profundo; redução do estresse e da ansiedade; atua sobre o sistema nervoso, equilibrando os dois hemisférios cerebrais; tem efeitos positivos sobre a memória e concentração

Garshana
Esfoliação do corpo feita com sal, ervas medicinais, sais e cânfora, aplicado com uma luva de seda. Efeitos principais: auxiliar no tratamento da celulite; promove uma limpeza profunda da pele; estimula a circulação sanguínea.

Udwartana
Tratamento realizado com aplicação de pó de ervas associadas a óleos vegetais específicos para cada biotipo (dosha). Efeitos principais: mobilizar e eliminar as toxinas dos tecidos, perda de peso, redução de celulites, renovação celular da pele, tonificação dos músculos.


Laís Maria Virdis Pardi Moreira (Guru Suroop Kaur) é professora de Kundalini Yoga pelo KRI (Kundalini Research Institute) e terapeuta ayurvédica, formada em 2010, pela Fundação Sri Vájera – Escola Yoga Brahma Vidyalaya. Curso creditado pela International Academy of Ayurveda – Índia.