top of page

Culinária terapêutica - Berinjela


Neste artigo, Dr. Karta Purkh Singh Khalsa nos fala da berinjela como um dos melhores alimentos para as mulheres, baseado nos ensinamentos de Yogi Bhajan.

Ao final, você encontrará uma receita para desfrutar de um prato saboroso, ao mesmo tempo em que cuida de sua saúde.

Trechos do artigo : Um Guia para Yoginis para manter a Saúde Radiante

By Karta Purkh Singh Khalsa, Yogaraj, DN-C, RH

Fonte: https://www.3ho.org/3ho-lifestyle/women/radiant-health-and-beauty/yogini-s-guide-glowing-health

Tradução: Lais Guru Suroop Kaur

Yoga torna a mulher forte e a ciência irmã do yoga, o Ayurveda , ajuda que ela permaneça assim.O objetivo do Ayurveda é nutrir , restaurar e equilibrar as funções do corpo que podem ser sobrecarregadas pelo desgaste da vida diária. Se não rejuvenescermos consistentemente, nossos tecidos tornam-se como folhas velhas que secam e são levadas pelo vento. As práticas de Ayurveda e yoga de Yogi Bhajan são direcionadas para fortalecimento, purificação e nutrição dos tecidos do corpo para trazer de volta a vibração e o brilho da juventude.

Os programas do Ayurveda melhoram a saúde , produzem os melhores tecidos no corpo, reduzem a senilidade e outras doenças da velhice, prolongam a vida e ajudam a memória, a inteligência e a beleza. Geralmente, comparadas aos homens, as mulheres tem uma tendência um pouco mais fria ( pense naqueles pés frios embaixo das cobertas), além da pele e tecidos do corpo mais secos, ambas qualidades originadas das características do tattwa ar. Para se contrapor a estas tendências, o objetivo da mulher é permanecer aquecida, hidratada (tanto externa como internamente) e aterrada ao longo da vida.

Estilo de vida e remédios são as duas formas de rejuvenescimento em yoga. Atividades “quentes”, como paixão e raiva, fazem o corpo envelhecer mais rapidamente, assim, um comportamento calmo é um ponto importante para uma vida saudável. Para viver mais e ter melhor saúde, pratique meditação, fale a verdade, evite a raiva, evite conflito e fique longe de álcool e drogas. É disto que tratam os ensinamentos yóguicos. Quando falamos em remédios, os alimentos e as ervas preenchem a conta. A dieta é o mais importante bloco construtor do Ayurveda para saúde a longo prazo. É segura e pode ser usada por qualquer pessoa como um autocuidado. Adicionar remédios fitoterápicos faz isto mais poderoso. As mulheres, em geral, ficam melhor com uma dieta de alimentos, principalmente cozidos, fáceis de digerir e com alimentos mais úmidos e com um programa diário consistente de manutenção com ervas. A dieta yóguica que promove o rejuvenescimento gira em torno de selecionar alimentos nutritivos, priorizar os grãos integrais, como trigo e arroz, além das sementes, nozes, laticínios e açúcares naturais, como o mel. Comidas mais cozidas (sopas) ajudarão. A dieta de uma mulher deveria ser equilibrada para conter todos os seis sabores: doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente. De maneira geral, usar alimentos que são doces, leves e de fácil digestão. Ó, e não abuse do lado picante, porque um excesso deste sabor pode ser um pouco secante para a mulher. Use menos alimentos secos ou crus e inclua uma boa quantidade de óleo prensado a frio de boa qualidade (amêndoa, gergelim) e ghee. Dentro destas orientações básicas, adicione comidas potentes de sua escolha que a ajudem a permanecer no auge por toda a vida.

A Casa de Força Roxa

A berinjela, conhecida no Ayurveda como “elabatu”, é um construtor de resistência, com rasa doce, adstringente e picante, que estimula a circulação. Um alimento de energia quente é excelente para a mulher que tem mais tendência ao frio – aquelas que deveriam usar mais prana. É um dos melhores alimentos para a saúde das mulheres. De fato, as berinjelas são tão boas para as mulheres que Yogi Bhajan as chamava “ovários de Deus”. Juntamente com a trindade de raízes (cebola, alho e gengibre), a berinjela é um afrodisíaco.

Este alimento roxo energizador ajuda a regular as funções hormonais e menstruação atrasada. É um alimento diurético e pode ser útil no tratamento da TPM. A berinjela não tem sido muito estudada, assim o modo como ela funciona ainda não é claro, mas ela pode conter fitohormônios, como vem sendo descoberto em outros alimentos.

Robyn Landis, em seu livro, Herbal Defense, fala sobre sua experiência de usar a berinjela para estimular naturalmente a menstruação que havia cessado há quase dois anos. Todavia, para amenorreia, é necessário comê-la regularmente – meia berinjela diariamente – para produzir resultados, e não é um bom alimento durante a gravidez. As berinjelas aumentam o apetite e, para algumas pessoas, produzem gases. Aumenta a força muscular e ajuda eliminar pedras na vesícula. Pode também ser usada para asma, tosse e dor crônica.

A berinjela é uma solanácea, da mesma família dos tomates e batatas, assim, algumas pessoas que têm problemas com as solanáceas podem ter que evitá-las, apesar de ser um pouco raro. De maneira geral, a berinjela não é compatível com iogurte, leite, melão e pepino.

Karta Purkh Singh Khalsa, Yogaraj, DN-C, RH, é o presidente da Associação

de Herbalistas Americanos. Ele foi conselheiro de Yogi Bhajan sobre Ayurveda por 32 anos. As Healing Cures de Yogi Bhajan é sua homenagem a Yogi Bhajan e a riqueza de informação que aprendeu deste Mestre. Karta Purkh já fez cerca de 150 conferências, escreveu cerca de 3.000 artigos sobre tópicos de saúde e é autor e editor de 30 livros sobre saúde, incluindo seu último, The Way of Ayurvedic Herbs. Para acessar : integrative_education@msn.com

Karta Purkh Singh is available for personal phone consultations: satpavan1iiei@msn.com

Nota: estes ensinamentos derivam de conhecimentos antigos de Yoga e Ayurveda e não substituem os cuidados e tratamentos com profissionais de saúde. Principalmente, se estiver tomando medicamentos, consulte seu médico sobre possíveis interações medicamentosas.

Receita da Semana

Berinjela assada com pasta de tamarindo

Ingredientes

- 3 berinjelas médias com casca, orgânicas, cortadas em cubos grandes.

- 4 tomates descascados cortados em pedaços pequenos

- 3 colheres de azeite extra-virgem

- 2 colheres de shoyo

- 1 cebola cortada em pedaços fininhos

- ½ pimentão vermelho cortadinho

- sal a gosto

- 1 colher de orégano

- ½ colher de chá de pimenta do reino moída na hora ou molho de pimenta

- 1 colher de sopa de gengibre fresco cortado em pedaços bem pequenos

- 2 dentes de alho amassados

- 2 colheres de sopa bem cheias de pasta de tamarindo dissolvidas num copo de água.

Modo de preparar

Lave bem as berinjelas e corte-as em cubos grandes. Coloque numa vasilha com água e sal para tirar o amargo e deixe por 20 minutos. Depois deste tempo, escorra a água e lave os cubos em água corrente e escorra novamente.

Coloque numa assadeira e acrescente os outros ingredientes, deixando, por último, a pasta de tamarindo dissolvida em água. Mexa bem e coloque para assar em forno médio mais ou menos por 50 minutos. Se quiser, acrescente azeitonas.Sirva com acompanhamento de arroz branco ou como recheio de sanduíches ou torradas.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page