Culinária Terapêutica - Alimentos satívicos para meditação e limpeza

30/01/2018

Alimentos Satívicos para Meditação e Limpeza

por Deva Khalsa- www.3ho.org – Yogic Living

traduzido por Guru Suroop Kaur

 

            Ayurveda é a ciência da vida – e mantem o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Reconhece que o alimento é remédio. Alimento e ervas podem ser usados para purificar, corrigir desequilíbrios e curar. Em cada momento que nos alimentamos, criamos nosso próprio futuro – você é o que come! Em Ayurveda, o alimento é dividido em três categorias, de acordo com suas qualidades inerentes:

            Sattva significa pureza, calma, alerta, bondade e compaixão. Exemplos de comidas satívicas são: frutas, vegetais e nozes.

            Rajas é a energia para realizar, completar ou criar. Alimentos rajásicos são ervas e condimentos estimulantes, incluindo a cebola, o alho e o gengibre.

            Tamas é inércia, decadência e indulgência. Exemplos de alimentos tamásicos são o álcool, as drogas intoxicantes e a carne.

            Para as pessoas que vivem uma vida quieta e contemplativa, uma pura dieta satívica é perfeita. Para aqueles que querem manter uma mente meditativa, mas também desejam viver e trabalhar produtivamente no mundo, em uma família, como chefe de família, uma dieta primariamente satívica com algum alimento rajásico é melhor.

Kitcharee

            Frequentemente, a doença no corpo é devida à digestão lenta (agni) e eliminação  (apana). Adicionar o kitcharee (feijão moyashi e arroz) à sua dieta suaviza a digestão e fornece proteína completa com todos os aminoácidos essenciais. Kitcharee é ideal para reconstruir força durante e após uma enfermidade, quando a digestão pode estar fraca e alimentos promotores de saúde são muito necessários. O óleo ou ghee é adicionado depois do cozimento, porque cozinhar óleos provoca danos pelos radicais livres, que podem levar a envelhecimento prematuro. O uso de óleos não refinados é recomendado porque muitos dos óleos refinados comercialmente rançam e são fonte de radicais livres que inibem o sistema imunitário [1]

            Kitcharee, acompanhado por uma salada de folhas verdes, com molho verde da deusa, cracker de linhaça feito em casa e torta de limão, fazem uma refeição saudável e viva.

 

Kitcharee Ayurvédico ou Feijão Moyashi e Arroz

 

1/2 xícara de arroz  basmati

1/2 xícara de feijão moyashi

6 xícaras de água filtrada ou mais, se desejar mais cozido

2 talos de salsão

1 cenoura

1/2 maço repolho, brócolis, acelga ou outras folhas verdes.

 

Temperos

1 colher de chá de cada um: cominho em pó, coentro, cúrcuma, curry em pó e pimenta negra ou pimenta chilli ( moída ou em flocos )

2 cebolas

1 pedaço de 2,5 cm de gengibre  picado

2 dentes de alho picado fininho

2 colher de sopa de Braggs ou shoyu

1 pedaço de kombu ou outra alga marinha

1 pitada de assafética para evitar gases

 

Guarnição

1 colher de sopa de azeite de oliva ou ghee, ¼ xícara de coentro fresco e ¼ xícara de cebola.

 

            Enxague o arroz e o feijão moyashi separadamente. Coloque o feijão e a água em uma panela e cozinhe por ½ hora. Então adicione o resto dos ingredientes e continue a cozinhar por 1 hora, mexendo sempre. Cozinhe até que o feijão se abra. Você pode deixar o feijão de molho à noite para que fique mais fácil de digeri-lo. Coloque a guarnição e sirva quente. 2-3 pessoas.

Salada Verde

1/2 maço de rúcula

1/2 xícara de broto de girassol

1 xícara de folhas misturadas

 

Molho verde da  deusa

 

1 dente de alho

Suco de um limão (aproximadamente ¼ de xícara)

1/2 xícara de coentro fresco sem picar

1 xícara de salsicha (sem picar)

2 colheres de sopa de shoyu ou Braggs

1/2 colher de chá de vinagre de ameixa umeboshi

1/2 xícara de azeite de oliva prensado a frio ou ¼ de xícara de óleo de linhaça com ¼ de xícara de azeite de oliva

1/2 xícara de água

 

Bata todos os ingredientes do molho, exceto as folhas,  no liquidificador por 30 segundos. Adicione mais ou menos água para a consistência desejada. Coloque sobre as folhas. Refrigere e sirva..

 Crakers de Linhaça

1 xícara de sementes de linhaça

1/3 xícara de coentro fresco

3/4 xícara de tomates secos ao sol, deixados de molho por 2 h no mínimo

1 colher de sopa de shoyu ou Braggs ou 1 colher de chá de kelp ou dulse

1 pimenta jalapeno, com sementes se quiser mais picante

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho

1 cebola

 

            Deixe as sementes de linhaça de molho em dois copos de água. Deixe descansar por 4-24 horas, ou até que a mistura fique grossa e fermentada, com pequenas bolhas no topo. Enquanto a linhaça está de molho, coloque o resto dos ingredientes no liquidificador ou processador e bata até formar um purê. Depois que as sementes de linhaça engrossaram, misture-as com os outros ingredientes.

 

            Espalhe a mistura sobre o papel manteiga e coloque no forno na menor temperatura possível. Vire, quando estiver seco na base. Depois de pronto, corte pedaços com a tesoura ou quebre com as mãos. Rende 1-2 folhas grandes de crackers. Eles podem ser mantidos por 3-4 semanas.

 

            A linhaça é nossa fonte mais rica de ômega-3. Nossos corpos não produzem omega-3 e, por isto, é importante obtê-lo de fontes externas. Ele tem um papel chave em como o oxigênio é carregado através do corpo e são importantes para a função normal do cérebro, para a transmissão dos impulsos nervosos e para a regulação dos hormônios. O ômega-3 é sensível ao calor, por isto não cozinhe com ele, mas adicione depois do cozimento ou a saladas e molhos.

Torta de limão

375 g de tâmaras ou uvas passas

250g de amêndoas

3 avocados

4 limões

1/4 xícara de maple syrup

 

            Misture as amêndoas e as tâmaras no processador. Pressione esta massa numa forma de torta. Bata o avocado, o suco de 4 limões e o maple syrup no liquidificador. Coloque sobre a massa da torta. Coloque no freezer  por 3-4 horas. Tire do freezer 1 hora antes de servir. Guarneça com pedaços de kiwi ou limão ou salpique com pólen de abelha ou coco ralado.

 

           Como em qualquer mudança na dieta de seu nutricionista, consulte-o antes de iniciar uma nova dieta ou um tratamento fitoterápico. A Informação apresentada não é para ser usada como uma ferramenta de diagnostico ou como uma substituição para um cuidado médico. Qualquer pessoa que tem razões para suspeitar de uma doença séria deveria procurar a orientação médica apropriada.

[Publicado em Aquarian Times, Spring 2004]

[1] From Healing with Whole Foods de Paul Pitchford

 

 

            Desde1992, Deva vem estudando culinária vegetariana e praticado um estilo de vida baseado na tecnologia de Kundalini Yoga. Deva e seu marido, Dr. Kartar, tem um programa de limpeza e desintoxicação chamado The Cleanse. Deva fornece um programa de almoço vegetariano para a comunidade onde vivem, perto de Santa Fé, Novo México e um programa por reembolso postal de snacks saudáveis e de limpeza. Para mais informação , chame 1-800-563-3327 ou e-mail: info@thecleanse.com.

 

 

 

Please reload

Posts em destaque