Culinária terapêutica - Berinjela

 

Neste artigo, Dr. Karta Purkh Singh Khalsa nos fala da berinjela como um dos melhores alimentos para as mulheres, baseado nos ensinamentos de Yogi Bhajan.

            Ao final, você encontrará uma receita para desfrutar de um prato saboroso, ao mesmo tempo em que cuida de sua saúde. 

 

Trechos do artigo : Um Guia para Yoginis para manter a Saúde Radiante

 

By Karta Purkh Singh Khalsa, Yogaraj, DN-C, RH

Fonte: https://www.3ho.org/3ho-lifestyle/women/radiant-health-and-beauty/yogini-s-guide-glowing-health

Tradução: Lais Guru Suroop Kaur

   

            Yoga torna a mulher forte e a ciência irmã do yoga, o Ayurveda , ajuda que ela permaneça assim.O objetivo do Ayurveda é nutrir , restaurar e equilibrar as funções do corpo que podem ser sobrecarregadas pelo desgaste da vida diária. Se não rejuvenescermos consistentemente, nossos tecidos tornam-se como folhas velhas que secam e são levadas pelo vento. As práticas de Ayurveda e yoga de Yogi Bhajan são direcionadas para fortalecimento, purificação e nutrição dos tecidos do corpo para trazer de volta a vibração e o brilho da juventude.

            Os programas do Ayurveda melhoram a saúde , produzem os melhores tecidos no corpo, reduzem a senilidade e outras doenças da velhice, prolongam a vida e ajudam a memória, a inteligência e a beleza. Geralmente, comparadas aos homens, as mulheres tem uma tendência um pouco mais fria ( pense naqueles pés frios embaixo das cobertas), além da pele e tecidos do corpo mais secos, ambas qualidades originadas das características do tattwa ar. Para se contrapor a estas tendências, o objetivo da mulher é permanecer aquecida, hidratada (tanto externa como internamente) e aterrada ao longo da vida.  

            Estilo de vida e remédios são as duas formas de rejuvenescimento em yoga. Atividades “quentes”, como paixão e raiva, fazem o corpo envelhecer mais rapidamente, assim, um comportamento calmo é um ponto importante para uma vida saudável. Para viver mais e ter melhor saúde, pratique meditação, fale a verdade, evite a raiva, evite conflito e fique longe de álcool e drogas. É disto que tratam os ensinamentos yóguicos. Quando falamos em remédios, os alimentos e as ervas preenchem a conta.    
             A dieta é o mais importante bloco construtor do Ayurveda para saúde a longo prazo. É segura e pode ser usada por qualquer pessoa como um autocuidado. Adicionar remédios fitoterápicos faz isto mais poderoso. As mulheres, em geral,  ficam melhor com uma dieta de alimentos, principalmente cozidos, fáceis de digerir e com alimentos mais úmidos e com um programa diário consistente de manutenção com ervas.       
              A dieta yóguica que promove o rejuvenescimento gira em torno de selecionar alimentos nutritivos, priorizar os grãos integrais, como trigo e arroz, além das sementes, nozes, laticínios e açúcares naturais, como o mel. Comidas mais cozidas (sopas) ajudarão. A dieta de uma mulher deveria ser equilibrada para conter todos os seis sabores: doce, ácido, salgado, picante, amargo e adstringente. De maneira geral, usar alimentos que são doces, leves e de fácil digestão. Ó, e não abuse do lado picante, porque um excesso deste sabor pode ser um pouco secante para a mulher. Use menos alimentos secos ou crus e inclua uma boa quantidade de óleo prensado a frio de boa qualidade (amêndoa, gergelim) e ghee. Dentro destas orientações básicas, adicione comidas potentes de sua escolha que a ajudem a permanecer no auge por toda a vida.

 

A Casa de Força Roxa

 

            A berinjela, conhecida no Ayurveda como “elabatu”, é um construtor de resistência, com rasa doce, adstringente e picante, que estimula a circ