top of page

Culinária terapêutica - Gengibre


O gengibre tem sido usado como remédio e também como tempero há milhares de anos. Na culinária, ele dá um sabor especial aos pratos e, ao mesmo tempo, ajuda a manter a boa saúde.

Do ponto de vista do Ayurveda, o gengibre é bom para os doshas Vata e Kapha e menos para Pitta. Com uma ressalva: para Vata, que possui a qualidade de secura, melhor usar o gengibre fresco; para os Kapha que, ao contrário, tem a qualidade de umidade, o ideal é usá-lo em pó. Para Pitta, que já é quente, o gengibre pode ser usado com moderação para fazer presente o sabor picante na comida, já que o uso de pimenta (principalmente no verão), não é recomendado para este dosha.

O rasa (sabor) do gengibre é doce e picante, sua potência é quente e seu vipaka (efeito pós-digestivo) é doce. Por causa desta predominância do sabor doce, é que, apesar de quente, pode ainda ser usado por Pitta, já que este sabor equilibra Pitta.

Efeitos benéficos sobre a saúde do ponto de vista do Ayurveda e de acordo com os ensinamentos yóguicos de Yogi Bhajan:

- Ajuda a digestão: quando sentir que a sua digestão não está muito eficiente, com sensação de peso, empachamento ou mesmo gases, depois de comer, utilize o chá de gengibre, que está na receita abaixo, meia hora antes da refeição.

- Ajuda o Sistema Respiratório, podendo ser útil no caso de gripes e tosses. Abaixo receita caseira para tosse. Para ajudar a amenizar os sintomas da gripe, utilize o chá de gengibre várias vezes ao dia.

- Ajuda o Sistema Nervoso, permitindo que mais energia seja conduzida por ele. Acalma os nervos, quando estamos sob tensão. O chá de gengibre e o chá Yogi são bons para este efeito.

- Ajuda a aliviar cólicas no período menstrual. Para isto, o recomendado é o chá de gengibre que também ajuda a eliminar a fadiga e a sensação de debilidade deste período.

Nota: estes ensinamentos derivam de conhecimentos antigos de Yoga e Ayurveda e não substituem os cuidados e tratamentos com profissionais de saúde. Principalmente, se estiver tomando medicamentos, consulte seu médico sobre possíveis interações medicamentosas.

Chá de Gengibre

Ferva 4-5 fatias de gengibre fresco em 3 copos de água. Se quiser, acrescente umas duas vagens de cardamomo, para melhor sabor. Quando começar ferver, abaixe o fogo e continue a fervura por 5 minutos. Desligue, deixe esfriar e, depois de esfriar, se desejar, acrescente um pouco de mel.

Para tosse seca

Corte uma fatia de gengibre, coloque 1 pitada de sal sobre ela e mastigue por uns dois minutos.

Para tosse persistente e para os nervos

Corte bastante gengibre fresco em pedaços pequenos. Refogue o gengibre em um pouco de ghee até que fique suave, sem deixar dourar ou queimar. Acrescente cúrcuma, sal e iogurte. Coma sobre um pedaço de pão, 1 vez ao dia, por 3 dias no mínimo.

Batatas Recheadas ( Potentes)

Receita de Yogi Bhajan

Um prato excelente e saboroso, especialmente para os homens, para aumentar a potência. Yogi Bhajan disse sobre a potência masculina: “ segundo antigo sistema yóguico de saúde, a potência não é questão somente de funcionamento sexual adequado. É isso e mais além. A potência é a capacidade interior de um homem de projetar para o externo sua criatividade e efetividade.” O gengibre dá a este prato um sabor inigualável.

Ingredientes:

- 4 batatas grandes para assar de casca grossa.

- ½ xícara de azeite

- 3 cebolas picadas

- ¼ xícara de gengibre, cortado fino

- 1 cabeça de alho picada

- 1 colher chá de pimenta do reino moída na hora

- 1 ½ colher de chá de cúrcuma

- 1 colher de chá de chile vermelho triturado

- 8 cravos inteiros

- sementes de 3 vagens de cardamomo

- ½ colher chá de canela em pó

- 1/3 xícara de molho de soja (shoyu)

- 250 g de queijo cottage

- 4 fatias de queijo cortadas ao meio

- 1 pimentão vermelho finamente picado

- ½ xícara de abacaxi, picado e escorrido

Modo de fazer

1. Asse as batatas durante 1 hora, até que estejam macias por dentro e douradas por fora.

2. Enquanto isso, esquente o azeite numa frigideira e frite a cebola e o gengibre. Acrescente o alho e as especiarias. Frite até que estejam douradas. Acrescente o molho de soja.

3. Corte as batatas no meio. Retire a parte interior das batatas, deixando ainda uma camada de batata fina.

4. Misture este miolo da batata com a fritada (passo 2) e acrescente queijo cottage.

5. Recheie as batatas com esta mistura.

6. Cubra com duas fatias de queijo e leve ao forno até que o queijo derreta e adquira uma cor dourada.

7. Enfeite com abacaxi e pimentão vermelho.

Rendimento: 4-8 porções

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page