Dieta da Primavera

 

                   O Equinócio de primavera se aproxima. Já começamos a sentir uma mudança na Natureza fazendo seus ciclos: a temperatura sobe, as flores aparecem e, nas regiões onde o inverno foi mais intenso, a vida acorda.

                Precisamos estar sensíveis às mudanças, alterando nossos hábitos e nossa dieta. Temos que deixar para trás a dieta mais quente e nutritiva do inverno. À medida que a temperatura sobe, devemos ter uma dieta mais leve, comer menos e mastigar mais.

                Reduza gorduras e óleos de sua dieta. Restrinja os laticínios. Coma mais alimentos crus, especialmente saladas. Use mais a panela a vapor para cozinhar apenas suavemente os vegetais.

                Observe quais são os produtos da estação e os consuma preferencialmente. A Natureza é sábia e tem sua maneira de oferecer os alimentos de que precisamos em cada estação.

                Os brotos são os alimentos que têm a mesma freqüência de renovação da primavera. Consuma muitos brotos. Brote sementes integrais, feijões, castanhas e sementes, deixando a vida irromper com a primavera. Brotos de alfafa, de trevo e de moyashi devem estar em sua dieta diária.

                Um tônico clássico da Ayurveda é o leite de amêndoas. Deixe 1 xícara de amêndoas de molho durante a noite. De manhã, retire a pele e bata com água, na proporção de 1 xícara de amêndoa para 3 de água. Coe num coador de voil, conhecido como panela furada e você terá o delicioso leite de amêndoas. O bagaço pode ser temperado e usado como um patê, ou pode ser acrescentado a receitas de pão. O leite pode ser conservado na geladeira por 3 dias.

                As folhas verdes são outra excelente opção: alface, rúcula, radicchio, couve, mostarda, espinafre e brócolis: aposte na variedade. Consuma também dente-de-leão, salsinha, sálvia e tomilho.

                De qualquer modo, prefira as comidas frescas, cheias de prana, coma leve, aumentando o consumo de alimentos crus, ou suavemente cozidos, e de chás de ervas. Diminua os alimentos mais nutritivos e pesados.

                Em cada mudança de estação, é importante tentar uma desintoxicação suave que poderá ser feita em casa. Sebastian Pole, um terapeuta ayurvédico , autor de vários livros, sugere a seguinte desintoxicação doméstica:

                - Sete dias antes do início da primavera,  pode fazer uma monodieta, que é um tipo de jejum. Nesses 7 dias, você vai comer somente o kitcharee, um alimento completo, bem cozido, o que facilita a digestão, dando ao corpo um tempo para se limpar. Veja abaixo a receita do kicharee, conhecido em Kundalini Yoga como Banquete Bhajan. Além do kitcharee você também pode consumir chás de ervas e água na temperatura ambiente. Tente chás picantes de gengibre, canela e cardamomo para queimar ama, limpar as toxinas e relaxar o estômago contraído. 

                Além da monodieta, Sebastian Pole sugere massagear o corpo e cabeça com óleo de gergelim morno todos os dias. Deixar o óleo no corpo por 10 minutos e depois retire num banho quente para limpar as toxinas através da pele.

                No sexto dia, tome 1-2 colheres de chá de óleo de rícino (gestantes e mulheres que estão amamentando não podem fazer este procedimento) o que estimulará o funcionamento do intestino no dia seguinte. É bom se planejar para não sair de casa.

                Nos próximos 7 dias, vá retornando à dieta normal aos poucos, introduzindo os vegetais cozidos.

 

Banquete do Yogi Bhajan (Kitchari)

 (tridosha e principal prato na dieta de desintoxicação)

 

Ingredientes:

- 1 xícara de feijão moyashi lavado

- 1 xícara de arroz basmati

- 5 xícaras de água

- 1 cenoura cortada em pedaços pequenos

- 1 abobrinha cortada em pedaços pequenos

- ½ xícara de azeite

- 2 colher de chá de cúrcuma

- ½ colher chá pimenta Cayena

- 1 colher (chá) de sementes de cominho

- 1 cebola picada

- 2-3 talos de salsão picados

- 1 colher chá pimenta do reino moída na hora

- 1 colher chá de coentro em pó.

- 4 dentes de alho.

- 1 colher sopa de gengibre picado bem fininho

 

Preparação

            - Coloque numa panela o feijão e a água para ferver.  

            - Quando os feijões estiverem quase cozidos, acrescente o arroz. Se precisar, acrescente mais água quente até o arroz cozinhar. 

            - Acrescente os vegetais, diminua a chama e cozinhe até que estejam tenros. A consistência final é de uma comida bem cozida.

            À parte, numa frigideira, coloque o azeite ou o ghee, agregue a cebola, o alho, o gengibre e a cúrcuma. Depois de fritar um pouco, acrescente os outros condimentos. Desligue o fogo e reserve. Acrescente um pouco de sal.

            Quando o cozido de arroz, feijão e vegetais estiver pronto, misturar na panela o conteúdo da frigideira.

 

            Guarneça com salsinha ou coentro fresco picado.

Please reload

Posts em destaque

Tratamento da Insônia - Plantas Medicinais

27/03/2018

1/6