Dormir bem para acordar melhor!

      Dormir bem é um requisito básico para a manutenção de nossa saúde física e mental.
Uma noite de sono tranqüilo nos faz sentir refrescados, ativos, alertas, relaxados, como se
tivéssemos tomado um banho de cachoeira. O resultado é que ficamos despertos para a ação, com a mente clara e o ânimo forte. Mas, há quanto tempo não nos sentimos assim?


     Pagamos um alto preço por não viver em sintonia com o ritmo da natureza. Quando o
sol está presente lá fora, trabalhamos em ambientes fechados, com iluminação artificial e
iluminamos a noite com luzes e holofotes Nos ambientes internos, deixamos brilhar a tela da TV, do computador, do celular. E, assim, temos dificuldade para dormir. Como a luz azul de nossos aparelhos eletrônicos inibe a melatonina, é importante usar, hoje, os recursos que temos, como aplicativos que criam um filtro para esta freqüência de luz. Evitar ou diminuir o uso destes aparelhos nas horas que antecedem o sono é também uma medida eficiente para desfrutar de um sono restaurador.


     Se a mente não tem o hábito de mergulhar na quietude interior e permanecer em
conexão interna, ela se perde em milhares de pensamentos. E estes pensamentos nos fazem permanecer num estado de alerta e atrapalham o nosso sono. O hábito de exercitar-se suavemente e meditar, antes de deitar-se, organizará a energia do corpo e da mente para que se preparem para o relaxamento profundo do sono.


     Quando colocamos nossos objetivos na vida, prioritariamente, nos ganhos externos e
materiais, inquietamo-nos, enfrentando a frustração e a ansiedade e não conseguimos dormir. No afã de querer mais e mais, o futuro parece incerto e balançamos nas preocupações das perdas e ganhos que possam estar à nossa frente. Ao olhar só para o mundo material, não entendemos nem temos a consciência do que é render-se –um conceito yóguico básico para cultivar a felicidade. Em cada ação, se a mente está treinada para a meditação, você enxerga as conseqüências antes de colocá-la em prática. Após tomar a decisão de dispará-la, você coloca o seu melhor nela e entrega o resultado para o Infinito.


     No resgate da simplicidade está a chave da paz interior. No processo de autodescoberta, feito através de yoga e meditação, está o referencial para estabelecer os
valores realmente essenciais e redesenhar os objetivos da vida que atendam a estes valores. E, com certeza, saúde, tranqüilidade, paz interior são valores que não podemos deixar em segundo plano.


     Viver uma vida simples, estar em sintonia com a Natureza melhora o sono e o estado
desperto, além de trazer de volta a alegria interior e o entusiasmo pela vida.

 

Dicas para ter um bom sono:


- travesseiro que dê suporte ao pescoço
- quarto escuro, para permitir a produção de melatonina.
- desligue celular e wi-fi e evite deixar estes aparelhos perto de sua cama.
- ajuste a temperatura do quarto
- hidrate-se bem uma hora antes de dormir
- Medite ou pratique o silêncio por, pelo menos, 10 minutos para esvaziar a mente
- evite substâncias que perturbam o sono como café, chá preto de 5 a 8h antes de dormir
- evite se alimentar nas 2-3 horas antes de dormir. O processo digestivo competirá com o sono
e o processo de limpeza do corpo que ocorre na madrugada.

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