Uma questão de prioridade

           Dormir bem é um requisito para a manutenção de nossa saúde física e mental. Uma noite de sono tranquilo faz-nos sentir, ativos, alertas, relaxados, como se tivéssemos tomado um banho de cachoeira. O resultado é estarmos despertos para a ação, com a mente clara e o ânimo forte. Mas, há quanto tempo não nos sentimos assim?

          Pagamos um preço alto por não viver em sintonia com o ritmo da natureza. Quando o sol está presente lá fora., trabalhamos em ambientes fechados, com iluminação artificial e ilumina nossa noite com luzes, holofotes, deixando brilhar, nos ambientes internos, a tela da TV. E, temos dificuldade de dormir em paz.

          Como não temos o hábito de mergulhar na quietude interior e permanecer em conexão interna, deixamos a mente se perder, absorvida em mil pensamentos. E estes pensamentos nos fazem continuar em estado de alerta e atrapalham o nosso sono.

          Ao colocarmos como objetivo de vida prioritariamente os ganhos externos e materiais, inquietamo-nos, enfrentando a frustração e ansiedade e não conseguimos dormir.
          No resgate da simplicidade está a chave da paz interior. No processo de auto-descoberta. que é feito através da yoga e meditação, está o referencial para estabelecer os valores realmente essenciais e redesenhar objetivos de vida que atendam a esses valores. E, com certeza, a saúde, a tranquilidade e a paz interior são os valores que não podemos deixar em segundo plano.
          Viver uma vida simples, estar em sintonia com a Natureza melhora o sono e o estado desperto, além de trazer de volta a alegria interior e o entusiasmo pela vida.
          "A primeira prioridade deve ser o desejo de viver. Mantém-se a boa saúde, assumindo-se um estilo de vida sensível e aliviando-se prontamente os distúrbios e maus funcionamentos. A segunda prioridade é ter dinheiro suficiente para se manter confortável para promover a longevidade. Após realizara as duas primeiras prioridades, deve-se seguir o caminho espiritual para vivenciar a realidade que está além da percepção sensorial. Infelizmente, para um grande número de pessoas as duas primeiras prioridades são algumas vezes invertidas. Apesar do desejo de viver, conduzem suas vidas de uma maneira 'antivida', isto é, num estilo de vida não saudável". (Dra Vinod Verma, do livro Ayurveda)

 

Fonte: Informativo Adi Shakti, julho de 2004)

culinária terapêutica

Please reload

Posts em destaque

Tratamento da Insônia - Plantas Medicinais

27/03/2018

1/6
Please reload

Posts recentes
<