top of page

Insônia


Muitas pessoas têm dificuldade para dormir, mesmo quando estão cansadas. Há muitas razões para a insônia. Quando a mente está muito ativa, temos dificuldades para dormir, ou mesmo que consigamos dormir, não descansamos e não dormimos profundamente. Há muitas teorias e opiniões sobre quanto sono uma pessoa precisa e isto certamente varia de acordo com o estado de saúde, atividade e circunstâncias. Mas, muitos concordarão que, quando o sono é mais profundo e tranqüilo, nos sentimos mais descansados na manhã seguinte.

Há algumas coisas que podem colaborar para um sono mais profundo e descansado.

Desacelerando

Antes de ir dormir, comece a desacelerar conscientemente. Pare a atividade mental pesada. Escreva o que precisa fazer no próximo dia e leve esta lista para outro cômodo. Isto lhe permite clarear a mente e liberar as atividades do dia. Se há algo na mente que você não está conseguindo resolver, faça uma lista especial e, conscientemente, peça ao Guru/Deus para tomar conta disto e trabalhar em uma solução; assim não se preocupe e sinta que você não precisa pensar sobre o assunto. Sinta o dia completo. Reconheça-se por tudo que alcançou e as lições que aprendeu. Perdoe-se por algo que o incomoda. Ninguém é perfeito. E liste cinco coisas pela quais se sente grato. . Em outras palavras, prepare-se para devotar as próximas horas para um sono tranqüilo e despreocupado. Você não só merece, como também precisa descansar.

Hábitos alimentares

Coma sua última refeição pelo menos 2 1/2 horas antes de dormir. Quando você come logo antes de ir para a cama, a energia fica ligada à digestão e é difícil dormir profundamente. Coma leve na refeição da noite. Definitivamente, nenhuma proteína animal, comidas fritas e pesadas. Laticínios à noite podem tornar difícil o acordar no próximo dia. Sopas, saladas, vegetais no vapor, ou outros alimentos fáceis de digerir são os melhores para a refeição da noite.

Respirar pela narina esquerda

As duas narinas estão associadas com duas energias muito diferentes. Quando respiramos pela narina direita, ficamos energizados e estimulados. Quando respiramos pela narina esquerda, relaxamos e desaceleramos. Nossa respiração muda naturalmente a dominância, aproximadamente a cada 2 ½ horas. Depois de comer, nossa respiração mudará para a narina esquerda para acomodar a energia necessária para digerir nossa comida. Esta é uma das razões pela qual sentimos sono após comer.

Você pode saber qual narina é dominante em cada momento, simplesmente bloqueando uma e depois a outra. A dominante é aquela que está mais aberta e a menos dominante é aquela que você sente como se estivesse bloqueada.

É muito bom, antes de dormir, sentar-se quietamente , bloquear a narina direita e respirar longa e profundamente através da narina esquerda. Diminuir o ritmo da respiração para 4 ou menos respirações por minuto também facilita o sono.

Deitar-se sobre o lado esquerdo facilita a digestão e abre a narina direita. Se você precisar digerir sua comida, ajuda deitar-se sobre o lado esquerdo. No entanto, para dormir, deitar sobre o lado direito ajudará abrir a narina esquerda. Você também pode fechar a narina direita com o polegar direito para abrir a narina esquerda.

Nos dois exercícios, inspire SAT e expire Nam. O foco mental no mantra e a respiração são muito calmantes.

MEDITAÇÃO SHABAD KRIYA

Yogi Bhajan ensinou a seguinte meditação para praticar antes de dormir e para ajudar as pessoas com problemas para dormir, como a insônia. Se praticada regularmente, uma vez por semana, ou mesmo todas as noites, seu sono será profundo e relaxado. O controle do ritmo da respiração fortalece o Sistema Nervoso e regenera os nervos. Depois de poucos meses, o ritmo de sua respiração será regulado subconscientemente e, eventualmente, você internamente entoará o mantra enquanto estiver dormindo.Você pode acordar com o entoar interno do mantra e ouvi-lo em suas atividades diárias. Você pensará melhor, trabalhará melhor compartilhará melhor e amará melhor. “Não poderá haver suficiente elogios ao efeito da meditação sobre a personalidade. Ela dá à mente o poder de alongar-se até o infinito, aumenta a radiância, a paciência e a universalidade prática.

Esta é uma boa meditação para fazer para recuperar-se da fadiga causada pelo estresse normal diário, viagens e jet lag.

Instruções

(N.T.= Antes de iniciar a meditação, entoar o Adi Mantra : ONG NAMO GURU DEV NAMO, por 3 vezes)

Mudra – Posição das mãos

Sente-se em Postura Fácil com a coluna ereta. As mãos estão colocadas no colo em Budha Mudra: palmas para cima, mão direita descansando sobre a esquerda. Os polegares se tocam e apontam para a frente.

Olhos Os olhos focam na ponta do nariz com os olhos 9/10 fechados. Há muitas maneiras para facilitar olhar para a ponta do nariz. Traga o dedo indicador à frente do rosto e olhe para ele. Mantenha-se olhando e, lentamente, traga-o para a ponta do nariz.

Os olhos, focados na ponta do nariz, fazem com que os nervos ópticos cruzem o terceiro olho. Assim, é mais fácil trazer seu foco mental para o terceiro olho, enquanto os olhos focam na ponta do nariz. As glândulas pineal e pituitária e o espaço entre elas são estimulados por essa posição dos olhos, o que tem o efeito de quebrar velhos hábitos e criar novos.

Respiração e Mantra

Inspire em 4 segmentos pelo nariz, enquanto mentalmente vibra SA TA NA MA. Com as 4 partes da inspiração.

Suspenda a respiração e repita mentalmente 4 vezes SA TA NA MA, o que dará 16 tempos: SA TA NA MA SA TA NA MA SA TA NA MA SA TA NA MA

Então, expire em 2 segmentos iguais, projetando mentalmente WAHE – GURU

WAHE GURU significa êxtase.. WAHE GURU é o resultado da integração do SAT NAM dentro da psique. Quando experimentamos a Verdade, sentimos êxtase.

Tempo Continue porr 11, 15, 22, 31 ou mesmo 62 minutos. Esta meditação o fará dormir, antes de completar o tempo.

(N.T.: Para finalizar, cante o Canto de Despedida: Que o Eterno Sol te ilumine Que o amor te rodeie E a tua luz pura interior Guie o teu caminho E, depois, 3 vezes, os Longo Sat Nam: SAAAAAAAAAAAAAAAT NAM , por 3 vezes)

Esta meditação foi ensinada, originalmente, por Yogi Bhajan em 1 de abril de 1974. Meditation excerpted from the book "Relax and Renew" by Guru Rattana Ph.D. and Ann Marie Maxwell

Fonte: www.sikhnet.org

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page