Tratamento da Insônia - Plantas Medicinais

     Um dos atos mais importantes para o ser humano, o dormir, está se tornando um grande problema para a sociedade atual. Parece simples chegar ao final do dia, jantar, descansar um pouco, assistir a novela das oito, ler um pouco e depois deitar-se e dormir. Mas, para cerca de um terço da população, o ato de deitar e dormir está se tornando um tormento.


     Muitos hormônios são produzidos, principalmente durante o sono profundo, como, por exemplo, a serotonina, denominada o hormônio do humor. A ausência deste hormônio pode levar a estados depressivos. Noites mal dormidas produzem pessoas mal humoradas, cansadas e com tendência à depressão.


     Algumas plantas podem auxiliar no tratamento da insônia: são as chamadas plantas calmantes, relaxantes e hipnóticas (as que induzem o sono).


     É importante identificar primeiro qual é a causa da insônia. Se for agitação, estado nervoso muito alterado, recomenda-se o uso de plantas calmantes como a Lipia Alba, Capim limão (Cymbopogon citratus), Melissa (Melissa officinali). Como são plantas aromáticas e de sabor muito agradável, podem ser ingeridas sob a forma de chá, mas também na forma de tinturas e cápsulas. Como uma opção pode-se preparar sprays aromáticos com os óleos essenciais destas plantas para aspergir no ambiente.


     Se o problema principal é ansiedade, pode se usar plantas como Kava-kava (Piper methisticum) ou mesmo Lipia Alba. Com a ansiedade controlada, a pessoa começa a relaxar, a musculatura se distende, as dores na coluna e a tensão nos ombros também serão suavizadas e a qualidade do sono melhorará muito.


     Outra situação muito comum é a insônia devido a problemas de fígado. O fígado congestionado provoca dores no corpo, irritabilidade, insônia, boca amarga, entre outros sintomas. Para ajudar a descongestionar o fígado existe uma planta hipnótica brasileira fantástica: o Mulungu (Erythrina mulungu), arbórea nativa dos cerrados brasileiros, sendo a sua casca empregada na forma de tintura e cápsulas.


     E, se ainda não conseguir dormir, experimente o Maracujá (Passiflora edulis), lembrando que o remédio são as folhas e não o fruto. Com certeza você encontrará uma planta que irá fazer com que se deite “nos braços de Morfeu”.

 

Ademar Menezes Junior é Engenheiro agrônomo, especializado em plantas medicinais, trabalhado com plantas medicinais a mais de 25 anos. Atuando também como terapeuta, trabalha com radiestesia e radiônica, além da terapia floral e homeopatia.

contato: ademar@oficinadeervas.com.br

Site: www.oficinadeervas.com.br

Please reload

Posts em destaque

Tratamento da Insônia - Plantas Medicinais

27/03/2018

1/6
Please reload

Posts recentes