Culinária terapêutica - Comer devagar

Introdução - Por Guru Suroop Kaur      

 

            O que comer é muito importante e pode, sem dúvida, nos ajudar a manter a boa saúde. Yogi Bhajan nos diz que o alimento é nosso primeiro remédio, num conceito trazido por ele dos princípios do Ayurveda. Como vão verificar no corpo do artigo, Yogi Bhajan conhecia muito sobre Ayurveda.

            Mas, como comer, também é fundamental para que a comida nos traga equilíbrio, cura e bem-estar. Este artigo, extraído do site www.3ho.org, do jornal eletrônico Yogic Living, de abril de 2014, nos fala da importância de comer devagar para manter a saúde. Como esse é um problema cada vez mais atual, com as pessoas se alimentando em pé, em restaurantes fast food, consideramos importante reavivar estes ensinamentos, através deste artigo da Dra. Sat Siri Kaur Khalsa, traduzido por mim, neste espaço dedicado à alimentação terapêutica.

 

Dieta e Meditação Yóguica Satívica no comer devagar

By Dr. Sat Siri Kaur Khalsa

 

          

           Durante a sua vida, Yogi Bhajan nos entregou muitos conhecimentos,  relacionados ao Ayurveda, à dieta yóguica e a alimentos sattívicos, que incluíam o uso de alimentos específicos para saúde e cura. Quando Yogi Bhajan compartilhou estas idéias, nos anos 70, 80 e 90, elas ainda não faziam parte dos conhecimentos comuns do Hemisfério Ocidental.

            Algumas informações, não todas, são parte, atualmente, da cultura popular. Por exemplo, muitos de nós conhecemos e incorporamos a cúrcuma em nossas dietas. Ela é conhecida por reduzir inflamação e melhorar a saúde das articulações e do intestino. Além de usar a cúrcuma em muitos pratos cozidos, Yogi Bhajan compartilhou uma deliciosa receita do Leite Dourado, com cúrcuma, óleo de amêndoa, adoçante e leite, compondo uma bebida quente. Ele se referia à cúrcuma como um “médico interno” que curava muitos desafios para a saúde.

            Yogi Bhajan também forneceu às pessoas dietas especiais, muitas delas monodietas, como uma maneira de ajudar questões de saúde e curar desequilíbrios. Sua mestria da ciência dos princípios ayurvédicos era enorme. Ele lia a aura e a psique inteira – passado, presente, futuro, ka