Culinária Terapêutica - Beterraba
Por Laís Guru Suroop Kaur
Dentro dos ensinamentos de Yogi Bhajan, a beterraba é um alimento importante para a manutenção da saúde, por sua propriedade de limpar o fígado e o trato digestivo.
Da beterraba podemos consumir tanto as folhas como as raízes. As folhas podem ser consumidas em saladas ou refogadas e têm quase as mesmas indicações da raiz. A raiz pode ser consumida crua ou cozida. Yogi Bhajan recomendava uma monodieta de folhas e raízes de beterraba cozidas para tratamento de hemorróidas.
Em relação ao suco de beterraba, sua recomendação é que ele nunca deva ser tomado puro, mas, em pequenas porções, misturados a outros sucos, como cenoura ou maçã. Isto porque o suco é extremamente forte e pode causar efeitos desagradáveis, como vômitos. No entanto, misturado a outros sucos tem efeitos excelentes sobre a saúde. Como exemplo, o suco de cenoura e beterraba, além de ser excelente para o fígado, elimina as toxinas e fortalece o sistema imunitário.
A cor da beterraba vem da betacianina, uma substância que tem efeitos contra o câncer. As beterrabas são ricas, também, em ácido fólico, que é importante para manter a saúde do coração e do cérebro e potássio, que é importante para a função muscular e atividade metabólica em geral. Além disso, na sua composição encontramos potássio, magnésio, ferro, Vitaminas A, B6 e C, zinco, proteínas e fibras solúveis
No livro “Food as Medicine”, do Dr Dharma Singh Khalsa, encontramos a seguinte indicação para a beterraba: “de acordo com a terapia nutricional yóguica, as mulheres podem se beneficiar ao comer beterrabas durante o ciclo menstrual porque ela repõe o ferro perdido no sangue, Por isso, as beterrabas são um complemento importante no tratamento de anemia por deficiência de ferro”.
Algumas recomendações terapêuticas usando a beterraba, por Yogi Bhajan:
- No 11o dia da lua, cuide de seu fígado e, desta forma, viverá mais tempo e sem problemas. Neste dia, cozinhe separadamente no vapor, as folhas, talos e folhas da beterraba e corte-os em talos grandes e consuma
- Para o fígado, rale as beterrabas com queijo cottage, misture, coloque em cima um pouco de pimenta negra, páprica e sal.
- A beterraba e a cenoura ao vapor, ou assadas, têm um efeito de limpeza sobre o fígado. Se, durante 15 dias, comer a cenoura e a beterraba cozidas no vapor, antes de o sol se por, ficará livre da mucosidade
De acordo com o Ayurveda, a beterraba tem sabor doce, sendo um pouco quente e um pouco úmida, com efeito pós-digestivo doce. Normalmente diminui Vata, mas, em excesso, pode aumentar Pitta e Kapha. Em pequenas quantidades, como um suco, são bem terapêuticas para as doenças de fígado de Pitta. Em excesso, elas agravam o fogo. São utilizadas de forma medicinal, em Ayurveda, para doenças uterinas, constipação e hemorróidas. Rica em ácido fólico, por isto é benéfica para o sistema reprodutivo feminino.
Receita : Beterraba no feijão
Por Leila Gusmão
Cozinhe o feijão e reserve. Quando for preparar o refogado do feijão, rale uma beterraba e refogue até que fique macia. Amasse com um garfo. Acrescente o feijão e cozinhe até o cado engrossar.
Receita: Beterraba à parmegiana
Fonte: Livro Food as Medicine – Dr. Dharama Singh Khalsa
- 2-3 beterrabas
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
- 4-6 dentes de alho picados
- 1 pedaço pequeno de gengibre finamente picado (opcional)
- 1 lata de molho de tomates
- 8 folhas de manjericão fresco
- ¼ colher de chá de pimenta vermelha esmagada
- sal a gosto
- queijo parmesão ralado
Cozinhe as beterrabas na pressão por 10 minutos, ou ferva em água, até que fiquem macias. Tire a casca e rale as beterrabas. Reserve.
Refogue a cebola, o alho e o gengibre no azeite até ficar amarronzado. Acrescente o molho de tomates, o manjericão e o sal. Cozinhe por 5 minutos.
Adicione as beterrabas raladas e cozinhe por mais 5 minutos.
Coloque numa assadeira e cubra com queijo parmesão ralado na hora. Asse por 25 minutos.
Comments