Culinária terapêutica: Alho

 

Introdução - Por Guru Suroop Kaur

 

         Dos ensinamentos sobre alimentação de Yogi Bhajan sempre aprendemos sobre a importância da trindade de raízes: alho, cebola e gengibre em nossa alimentação. Este texto abaixo, retirado do site da ayurveda-foryou, é bem completo sobre as propriedades e benefícios do alho.     

 

         Algumas linhas de yoga evitam o alho e a cebola. Estas linhas são mais contemplativas, como é o caso de linhas que tem uma linhagem de monges. Realmente, se você pode estar em um monastério ou em um ashram, apenas meditando e praticando yoga, você não precisa do alho e da cebola. Mas, Kundalini Yoga é um yoga para pessoas que trabalham e que vivem seu cotidiano em todos os ambientes e, portanto, precisam de energia para viver sua vida. É muito fácil estar elevado se você está num ambiente preparado para isto. A beleza de Kundalini Yoga é esta: vivendo o estresse do dia-a-dia, no campo profissional, pessoal e social e estando em ambientes, às vezes nem tão elevados, ainda conseguimos manter nossa elevação espiritual e nosso propósito de sermos felizes, saudáveis e divinos.

 

Remédio Maravilhoso do Ayurveda

Por Munir Moosa

 

Fonte: https://ayurveda-foryou.com/health_articles/garlic_benefits.html

Tradução: Lais Guru Suroop Kaur

 

         Por gerações, as pessoas não somente usavam o alho por seu valor medicinal, mas, tradicionalmente, esfregavam-no em seu corpo, colocavam ao lado de seu corpo no caixão, usavam como enfeite ao redor do pescoço, penduravam nas paredes das casas e, mesmo, faziam orações para ele.   Este bulbo fantástico tem muitos benefícios e, por isto, nenhuma outra planta tem se mantido tanto tempo como uma cura para muitos males humanos. E é por isto que o alho é considerado o “remédio maravilhoso”.

 

         O alho tem sido usado há muitos anos como remédio para tratar picadas, tumores, úlceras, picada de cobra, feridas, dores de cabeça, doenças cardíacas, câncer, espinhas, sarampo e muito mais. Ele também evita infecções como resfriados comuns e tosses, por causa de seus efeitos antibacterianos, antivirais e antifúngicos.

         Existe um provérbio bem conhecido que diz: “uma maçã por dia mantém o médico longe”. Da mesma forma: “ um dente de alho por dia, mantém longe o médico”.

         Em geral, ele tem um efeito antioxidante, o que é bom para sua pele. Também contém flavonóides, que são bons para o coração e o corpo.

         O alho contém muitos compostos, incluindo a alicina, que é um