Culinária terapêutica: Alho

 

Introdução - Por Guru Suroop Kaur

 

         Dos ensinamentos sobre alimentação de Yogi Bhajan sempre aprendemos sobre a importância da trindade de raízes: alho, cebola e gengibre em nossa alimentação. Este texto abaixo, retirado do site da ayurveda-foryou, é bem completo sobre as propriedades e benefícios do alho.     

 

         Algumas linhas de yoga evitam o alho e a cebola. Estas linhas são mais contemplativas, como é o caso de linhas que tem uma linhagem de monges. Realmente, se você pode estar em um monastério ou em um ashram, apenas meditando e praticando yoga, você não precisa do alho e da cebola. Mas, Kundalini Yoga é um yoga para pessoas que trabalham e que vivem seu cotidiano em todos os ambientes e, portanto, precisam de energia para viver sua vida. É muito fácil estar elevado se você está num ambiente preparado para isto. A beleza de Kundalini Yoga é esta: vivendo o estresse do dia-a-dia, no campo profissional, pessoal e social e estando em ambientes, às vezes nem tão elevados, ainda conseguimos manter nossa elevação espiritual e nosso propósito de sermos felizes, saudáveis e divinos.

 

Remédio Maravilhoso do Ayurveda

Por Munir Moosa

 

Fonte: https://ayurveda-foryou.com/health_articles/garlic_benefits.html

Tradução: Lais Guru Suroop Kaur

 

         Por gerações, as pessoas não somente usavam o alho por seu valor medicinal, mas, tradicionalmente, esfregavam-no em seu corpo, colocavam ao lado de seu corpo no caixão, usavam como enfeite ao redor do pescoço, penduravam nas paredes das casas e, mesmo, faziam orações para ele.   Este bulbo fantástico tem muitos benefícios e, por isto, nenhuma outra planta tem se mantido tanto tempo como uma cura para muitos males humanos. E é por isto que o alho é considerado o “remédio maravilhoso”.

 

         O alho tem sido usado há muitos anos como remédio para tratar picadas, tumores, úlceras, picada de cobra, feridas, dores de cabeça, doenças cardíacas, câncer, espinhas, sarampo e muito mais. Ele também evita infecções como resfriados comuns e tosses, por causa de seus efeitos antibacterianos, antivirais e antifúngicos.

         Existe um provérbio bem conhecido que diz: “uma maçã por dia mantém o médico longe”. Da mesma forma: “ um dente de alho por dia, mantém longe o médico”.

         Em geral, ele tem um efeito antioxidante, o que é bom para sua pele. Também contém flavonóides, que são bons para o coração e o corpo.

         O alho contém muitos compostos, incluindo a alicina, que é um líquido oleoso e picante que dá ao alho amassado seu aroma característico e tem sido apontada como um agente antibacteriano devido ao enxofre ativo. O alho cru tem um aroma bem acentuado e, assim, para reduzir um pouco do cheiro, você pode simplesmente adicioná-lo aos molhos, molhos de salada, sopa, à sua pizza deliciosa, ou apenas usá-lo como guarnição, antes de servir o prato, ou ainda, utilizar seu estilo próprio.

 

Benefícios do uso do alho

 

         O alho é magnífico e fenomenal. Neste artigo, eu forneço os usos básicos e confiáveis de remédios caseiros para alguns males específicos e cujo uso você poderia tentar.

- Se estiver com gripe ou resfriado, tome uma pequena quantidade de alho todos os dias, até que a infecção desapareça. O alho tende a reduzir a freqüência de resfriados e gripes, sem efeito colateral. Uma dose sugerida seria de 2 a 3 dentes de alho cru ou cozido por dia.

- Todos nós tivemos acnes, espinhas e cravos durante a adolescência. Se quiser reduzir isto, ou apenas quiser dar um brilho à sua pele, coma dois dentes de alho crus regularmente com água morna, bem cedo pela manhã. Ele funciona como um limpador do sangue e limpa internamente seu sistema. Não coma chocolate, comida oleosa ou picante durante este tratamento e lave seu rosto com água fria cinco vezes ao dia. Tome bastante água diariamente para fluidificar os resíduos tóxicos do sangue e urine sempre que sentir a bexiga cheia. E aplique suavemente o dente de alho sobre a área afetada, se não for sensível a isto.

- Se você tem um alto nível de colesterol, use alho em sua comida. Esta é a melhor maneira dos pacientes cardíacos reduzirem seu nível de colesterol. A ciência médica moderna sugere a razão pela qual o alho pode reduzir o colesterol – ele é um antioxidante comprovado. Esta propriedade poderia ajudar a evitar que o LDL (lipoproteína de baixa densidade) seja oxidado. Assim, o aumento do colesterol que obstrui as artérias poderia, talvez, ser reduzido pelo alho.

- Se você estiver acima do peso e quiser perder quilos, esprema meio limão em 1 copo de água morna e beba com dois dentes de alho crus, regularmente. Evite usar carboidratos e gorduras. Faça exercícios regularmente.

- Se você tiver rugas e quiser um creme “anti-aging”, seria melhor usar três dentes de alho regularmente, porque ele tem um poderoso efeito antioxidante que protege o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Lembre-se de que a pele é feita de colágeno e perde elasticidade a cada ano. Assim, use o alho e faça exercícios regulares para obter resultados positivos.

- Se tiver dor de ouvido, coloque 2-3 gotas de óleo de alho morno nos ouvidos.

- Consuma alho para melhorar o peso dos bebês no útero. Quando nascerem estarão mais fortes do que se você não tivesse consumido alho. Alguns bebês nascem muito pequenos e, assim, o alho é uma bênção também para estes casos.

- Use dois alhos crus diariamente para reduzir o risco de câncer, isto devido às suas propriedades anti-carcinogênicas. Ele ajuda a evitar que compostos cancerosos se formem e se desenvolvam em tumores. Ele também inibe o crescimento de tumores.

- Se algum inseto o picar à beira-mar, amasse um alho e aplique na área afetada para reduzir a dor e remover o veneno.

 

Como usar o alho

 

         Amasse 2-3 dentes de alho cru ou fervido e coma desta forma, antes de dormir. Pode tomá-lo com um copo de água ou de leite. Não ingira mais que 2-3 dentes de alho por dia, porque ele poderia afinar o sangue e causar males graves.

 

Contra-indicação e precaução do alho:

 

- não consuma mais que 2-3 dentes de alho cru por dia.

 

         Pessoas que têm problema do coração ou outros problemas devem consultar o médico, antes de consumi-lo. É melhor evitar o alho antes de uma cirurgia porque ele poderia influenciar os anticoagulantes. Se você toma qualquer medicação, sempre ouça seu médico antes de comer o alho cru.

 

         Pacientes com asma não devem usá-lo porque ele piora os sintomas da asma.

 

         Se tiver a pele sensível, eu não recomendo usá-lo sobre a área afetada. O alho cru pode queimar peles delicadas. Não use diretamente sobre a pele, se a pele for sensível ou suscetível a erupções ou outras reações cutâneas, sem consultar o médico primeiro. As pessoas que são alérgicas a algum dos componentes sulfúricos do alho, também não deveriam usá-lo sobre a pele.

 

Efeitos Colaterais do Alho

 

         Apesar de o alho ser um antibiótico natural, há casos de algumas pessoas que exibem hipersensibilidade a ele. A alergia ao alho inclui erupção na pele e dores de cabeça. Intolerância ao alho pode resultar em arroto ou flatulência.

 

Pontos a observar

 

         É importante lembrar que os efeitos do alho sobre gripes e resfriados vêm da alicina e esta só é obtida do alho cru e amassado. A alicina é destruída no cozimento longo.

         Os dentes de alho cozidos inteiros têm pouco valor medicinal.

         Alhos com forte aroma têm mais enxofre, o que é melhor para os propósitos medicinais.

 

Alguns pontos importantes sobre o alho

 

- O alho ajuda a melhorar o ritmo metabólico. Também ajuda a reduzir o peso facilmente.

- O alho ajuda a reduzir as placas de gordura dentro do sistema arterial.

- O alho abaixa ou ajuda a regular o açúcar do sangue.

- O alho ajuda a prevenir a formação de coágulos e reduz a possibilidade de derrames

- O alho ajuda a evitar o câncer, especialmente do sistema digestório, evitando o crescimento de tumores e reduzindo o tamanho de certos tumores.

- O alho ajuda a remover metais pesados como chumbo e mercúrio.

- O alho cru é um antibiótico comprovado e, apesar de mais suave que os fortes antibióticos modernos, pode matar algumas cepas de bactérias que se tornaram resistentes aos antibióticos modernos.

- O alho reduz drasticamente infecção por fungos nas partes do corpo.

- O alho ajuda a manter mais forte nosso sistema imunitário contra o câncer, úlceras e hemorróidas.

 

 

 

Munir Moosa Sewani é um professor importante e criativo. Ele é escritor e fotógrafo “free lancer”. Autor de um famoso livro de histórias para crianças intitulado “The Moral Stories for Children”. É especialista em resolver problemas relacionados à saúde. Ele pode ser contatado em munirmoosa@yahoo.com

Please reload

Posts em destaque